Novas vacinas estão sempre surgindo no mercado, na busca da excelência em saúde. Foi lançada recentemente, no Brasil, a vacina Tetravalente Meningocócica contra os tipos A,C,Y,W.

Essa vacina é altamente eficaz, dando uma proteção por longo tempo contra este tipo de meningite grave. É recomendada a partir dos 11 anos de idade.

Também foi liberada pela Anvisa , a vacina contra o Papilomavírus para o sexo masculino a partir dos 10 até os 26 anos de idade. Os homens em grau menor do que as mulheres podem adquirir o vírus HPV pela relação sexual, que ocasionam verrugas penianas de difícil cura, que até levam ao câncer do membro. No caso das mulheres contaminadas pelo HPV, a possibilidade de adquirir um câncer cervical é bastante grande. Outras patologias da área genital também acometem as mulheres, tais como verrugas e lesões pré-cancerosas da área genital. A Vacina Cervarix foi liberada para uso até 55 anos de idade ou mais.

Já está no mercado brasileiro, a vacina contra o Meningococo B. A mesma deverá imunizar e proteger o público infantil contra uma perigosa cepa de Meningococo , que causa um tipo de meningite grave, deixando sequelas, e por vezes chega a ser letal.

HERPES ZOSTER
Recentemente entrou no mercado a vacina do Herpes Zoster, aliviando as pessoas atingidas pelo vírus, do martírio das lesões típicas que causa prurido e dor.

A vacina tem indicação mais preventiva, mas também é recomendada para portadores da doença.

O Herpes Zoster é um vírus da família Varicela-Zoster e a sua vacina está indicada nos seguintes casos:
1. Prevenção do Herpes Zoster
2. Prevenção da neuralgia pós- herpética
3. Redução da dor aguda e crônica associada à doença

 

A vacina é praticamente isenta de efeitos colaterais, e está indicada para pessoas acima de 50 anos de idade.

DENGUE

A partir de agora a Cia de Vacinas disponibiliza a Vacina contra a Dengue .Vacina altamente eficaz protege contra todos os tipos e deve ser aplicada em crianças acima de 9 anos de idade e em 3 doses ou seja  um  reforço 6 meses após a primeira aplicação e outro reforço 12 meses após. após à primeira aplicação.

  

MENINGOCOCO B

Esta vacina pode ser aplicada em qualquer idade, mas se recomenda o seu uso já com 3, 5, 7 meses de idade, e um reforço ao completar 1 ano.

Nos estados brasileiros onde a incidência e a prevalência do meningococo B é inexistente, não há necessidade de seguir esse esquema apenas fazendo duas doses a partir de um ano de idade.